top of page

Saiba tudo sobre o AVCB

Atualizado: 22 de out. de 2018

O que é AVCB?

Trata-se do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é um documento que atesta que a edificação está de acordo a Legislação de Combate a Incêndio Lei Estadual 14.130/01.


Quem é obrigado elaborar Projeto de Combate a Incêndio e quem está dispensado ?

Conforme a Portaria 29 do CBMMG de junho de 2017 são três as situações possíveis:


Declaração de dispensa de licenciamento

a) Edificações com até 200 m² de área construída, que a lotação não ultrapasse 100 pessoas e atividades de domicílio fiscal estão isentas de AVCB e deve ser providenciado junto ao CBMMG a retirada do documento de comprovação de dispensa e regularidade junto ao CBMMG.


b) Edificações de baixo risco de incêndio com área construída de 200 m² a 750,00 m² podem solicitar no site da JUCEMG a dispensa de AVCB provisória com validade de um ano.


c) Edificações com alto risco de incêndio conforme Tabela A da Portaria 29/2017 do CBMMG ou com área construída e utilizada superior a 750,00 m² necessitam de aprovar projeto junto e solicitar vistoria junto ao CBMMG.


O que preciso fazer para ter o AVCB?


a) Edificações com área construída de 200,00 m² a 750,00m² .

Elaborar projeto, instalar equipamentos, pagar a taxa de vistoria ART, receber a vistoria do CBMMG que constando que o projeto e a instalação dos equipamentos de combate a incêndio estão de acordo com legislação aprovará o projeto e a instalação do sistema e emitirá o AVCB.


b) Edificações com área de construção superior a 750,00 m² e com população acima de 100 pessoas


São duas etapas a primeira é elaborar projeto e aprovar o projeto junto ao CBMMG a segunda e instalar o sistema preventivo previsto em projeto e requisitar a vistoria junto ao CBMMG que irá confirmar se o projeto é compatível com a construção e se os equipamentos previstos em projeto estão instalados conforme legislação e em condição de uso, estando tudo correto emitirá o AVCB.


 

Ficou interessando? Entre em contato e solicite seu orçamento aqui

bottom of page